Twitter Passo a Passo

Posted by admin 25 de abr. de 2009

Este texto foi elaborado especialmente para a campanha Blog Voluntário (que o Blog CultMídia abraçou) feita pelo Instituto Voluntários em Ação. A idéia é promover um movimento entre os blogueiros para combater o analfabetismo digital. Para conferir o blog do IVASC clique aqui.

Recebi alguns emails pedindo para explicar como usar o twitter. Se dava para usar pela internet? (Dá e é melhor na minha opinião), entre outras perguntas. Fiz um roteiro basiquinho para começar que está logo abaixo. Antes vale explicar os símbolos: além do passarinho (tuiteiro), tem a baleia carregada pelos passarinhos (quando o fluxo está lento demais e a coisa não anda) e a coruja (com os olhos bem abertos) para alertar quando alguém foi suspenso devido o envio de 'spams', ou coisa pior.

Houve um caso de um 'hacker' na semana passada (publicidade de graça) que apesar de ter enviado mensagens, usando o tuiter de celebridades americanas foi contratado por uma empresa (tb americana) que deveria proteger o consumidor contra este tipo de ataque. Alguns dizem que a revolução dos tuiters que teria acontecido na Moldova tb foi uma jogada da mídia. Vou traduzir os dois artigos para disponibilizar aqui no blog. Minha vó brincava: "nem tudo que reluz é ouro, nem todo sapato é de couro." Por isso acredito que vale a pena saber o que está acontecendo, pois o conhecimento nos permite avaliar com isenção.


Quer tuitar comigo, beeeenhê?


by ReCunha

Prazer em conhecer

Twitter (Piador, aquele que imita o pio do passarinho) é um serviço para amigos, família, colegas de trabalho, de faculdade ou grupos para se comunicarem através de uma troca rápida de mensagens. As pessoas escrevem pequenas mensagens (=tuítes/pios/140 caracteres, ou menos) sobre o assunto que lhes interessa comentar. As mensagens são postadas no seu perfil no site do ‘Twitter.com’, e enviadas para os seus seguidores (que usam celular), mas também ficam à disposição para quem lê na internet, através do portal 'Twitter.com'.

Como é que eu uso?

Você pode usar através da conexão da internet ou pelo telefone celular. Primeiro você entra no site ‘Twitter.com’ e cria o seu perfil. Depois procura aquilo que lhe interessa saber, desde amigos (como eu) até notícias especiais sobre meio ambiente, mídia, ou até ofertas de emprego. Aí você se torna seguidora daquilo que lhe interessa. Eu sigo o ‘Marcelo Tas’, a 'BBC', a revista ‘Wired.Com’, além de blogs com info sobre ‘mídia como ferramenta educacional’ e ‘ensino a distância pelo celular’.

Além disso você também vai ter seguidores, dependendo daquilo que você faz, ou sobre aquilo que você escreve no seu blog. Eu escrevo sobre Estudos Culturais e Midiáticos no blog ‘Cultmidia’. No blog (coluna da esquerda, embaixo) está o link do ‘twitter’ e até o Pres. Obama está seguindo as atualizações do twitter.com/cultmidia. Você pode conferir quem segue quem.

Então não tenho que usar o celular?


Você pode usar, mas não é necessário (vou escrever outro artigo sobre isso). Depois que você entra no site ‘Twitter.com’ e faz seu perfil, você tem uma página ‘home’ onde você pode ler os ‘tuítes’ daqueles que você está seguindo (é a sinopse da sinopse - se eu quiser saber alguma notícia 'a fundo' clico no link para ler); e você também dar sua 'tuítada', ou seja, fazer a sua atualização (update) – dizer aquilo que você acha importante que seus seguidores saibam.


0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos