Artigos 1

Posted by admin 15 de abr. de 2009

Atualizado em 08/NOV/2009

Para ler outros artigos clique  aqui. (Artigos 2)

1. Mídia e Práticas Sociais foi apresentado pela prof. dra. Maria das Graças Pinto Coelho no XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação realizado em Natal, RN de 2 a 6 de setembro de 2008 pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O estudo enfoca a análise de conteúdo das matérias publicadas sobre políticas de meio ambiente e educação no noticiário local. Aborda a lógica das narrativas construídas na prática social de jovens estudantes secundaristas e ambientalistas, a partir do noticiário, e a sua relação com a cidadania. Articula cultura, economia, política e comunicação em contraposição às narrativas fragmentadas que atendem aos interesses econômicos e ao poder institucional locais. Oferece exemplos sobre o valor da informação e como seus conteúdos podem empoderar políticas públicas que favoreçam práticas sociais equânimes. Clique no link Mídia e Práticas Sociais para ver o texto completo.


2.
Noções de Cidadania no Telecurso 2000 (Maria das Graças Pinto Coelho) (são dois links diferentes que disponibilizam o download do artigo)


3. Narrativas da Convergência na América Latina - Literatura, Comunicação e Estudos Culturais. Este artigo é de autoria do prof. dr. Sebastião Guilherme Albano e foi publicado na Revista Comunicação e Espaço Público - UNB, Ano X, nº 1 e 2, 2007. Resumo - Devido à necessidade de consensos cognitivos para a manutenção do formato de sociedade em que nos encontramos, neste exercício se refl ete sobre um possível vezo da civilização e da cultura contemporâneas de propiciar a convergência dos métodos explicativos de certos conteúdos sociais bem como de suas formas de transmissão. Essa tendência parece se opor ao evocado afã de cientifi cidade de disciplinas surgidas a partir do século XVII, concomitantes à crescente divisão do trabalho físico e intelectual requeridos para o equilíbrio das sociedades capitalistas. Todavia, mediante a alusão sumária do processo de formação dos objetos de estudo da comunicação social na América Latina, sua incorporação dos sistemas interpretativos de cunho antropológico, sociológico e estético, e seu atual concubinato com os estudos culturais, buscarei descrever a existência de uma corrente alternativa de construção de sentido e de legitimação dos recortes epistemológicos, a que chamarei de narrativa de convergência. Para fazer o download do artigo clique aqui.


4.Cidadania Cultural: uma lícita reinvenção da rede imaginária global
Artigo da prof. dra. Maria das Graças Pinto Coelho apresentado no XXVI INTERCOM Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em Belo Horizonte, MG, de 2 a 6 de setembro de 2003.

Resumo: Este estudo introduz a dimensão cultural à noção de cidadania. Faz a interseção entre cultura, mídia, conhecimento, cidadania e consumo na intenção de mapear outros espaços físicos e simbólicos na rede imaginária global. Registra a lícita presença do cidadão nas novas práticas sociais globais. Pensa a expansão das formas simbólicas na sociedade contemporânea. E, em particular, destaca as questões ligadas à estilização da produção, à lógica social do consumo, surgimento das comunidades imaginárias, política cultural; direitos e responsabilidades em uma particular esfera da justiça, de igualdade complexa, que dá acesso à informação sobre a qual todo cidadão é titular.


5. Manifesto sobre as Mídias Locativas - Professor Doutor André Lemos UFBa/ FACOM


6. Mídia Locativa - UFBa/FACOM Departamento de Comunicação Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas DISCIPLINA COM537 - Mídia, Globalização, Políticas Culturais, Identidades (2008.2) DISCIPLINA, COM 334 - Comunicação Multimídia. Tema: Mídias Locativas. Graduação 2009.1 Tópico: Processos de Espacialização e Mídas Locativas Prof. Dr. André Lemos - Blog com todos os trabalhos sobre Quick Response Code.










Para sugerir a indicação de outros artigos escreva para cultmidia@gmail.com ou deixe uma mensagem com sua sugestão.

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos